01:40
h2onews.org
5,1 mil
Artémides Zatti, o Bom Samaritano da Patagónia. A Produtora San José lançou um vídeo-documental sobre a vida do beato ítalo-argentino Artémides Zatti, irmão salesiano. No documental podem-se ver os …Mais
Artémides Zatti, o Bom Samaritano da Patagónia.

A Produtora San José lançou um vídeo-documental sobre a vida do beato ítalo-argentino Artémides Zatti, irmão salesiano. No documental podem-se ver os lugares onde este “Bom Samaritano” trabalhou assim como documentos únicos e inéditos.

Artémides Zatti nasceu a 12 de Outubro de 1880 em Boretto, uma das províncias mais pequenas da Itália. No início de 1897 emigrou com toda a sua família para a Argentina, estabelecendo-se em Bahía Blanca.

Ajudando na paróquia como sacristão conheceu os Salesianos e descobriu a sua vocação mas não pude ser sacerdote por causa da tuberculose. Levado por um salesiano, transferiram-no para o hospital de São José de Viedma. Aí consagrou-se como leigo e como se de um milagre se tratasse, corou-se da sua enfermidade.

Dedicou-se totalmente ao hospital e com o tempo chegou a ser subdirector. No entanto, não só atendia no hospital, também visitava os enfermos em suas casas.

Caracterizava-o a sua famosa bicicleta com que se deslocava. Passou toda a sua vida trabalhando para os mais necessitados e morreu aos 70 anos com cancro em 1951.

Quem o conheceu diz que era um homem simples e alegre, sempre a cantar e com um sorriso na boca.