3
4
1
2
Nuno Alvares
564
Brasil: fracasso da socialização estatal? De um muito atual artigo na Folha de S. Paulo, de autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira: (...) Pio XII: "O Estado não contém em si e não reúne mecanicamente …Mais
Brasil: fracasso da socialização estatal?

De um muito atual artigo na Folha de S. Paulo, de autoria do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:
(...)

Pio XII:
"O Estado não contém em si e não reúne mecanicamente num dado território uma aglomeração amorfa de indivíduos. Ele é, na realidade deve ser, a unidade orgânica e organizadora de um verdadeiro povo.
"Povo e multidão amorfa, ou como se costuma dizer "massa", são dois conceitos diversos. O povo vive e se move por vida própria; a massa é de si inerte, e não pode ser movida senão por fora. O povo vive da plenitude da vida dos homens que a compõem, cada um dos quais – em seu próprio posto e a seu próprio modo – é uma pessoa consciente das próprias responsabilidades e das próprias convicções. A massa, ao invés, espera o impulso de fora, fácil joguete nas mãos de quem quer que desfrute seus instintos ou impressões, pronta a seguir, vez por vez, hoje esta, amanhã aquela bandeira. Da exuberância de vida de um verdadeiro povo a vida se difunde, abundante, rica, no Estado e em todos os seus órgãos, infundindo-lhes com vigor incessantemente renovado a consciência da própria responsabilidade, o verdadeiro senso do bem comum. Da força elementar da massa, habilmente manejada e utilizada, o Estado pode também servir-se: nas mãos ambiciosas de um só ou de vários que as tendências egoísticas tenham agrupado artificialmente, o mesmo Estado pode, com o apoio da massa, reduzida a não mais que uma simples máquina, impor seu arbítrio à parte melhor do verdadeiro povo: em consequência, o interesse comum fica gravemente e por largo tempo atingido e a ferida é bem frequentemente de cura difícil" (Pio XII, Radiomensagem de Natal de 1944, "Discorsi e Radiomessaggi", vol. VI, págs. 238-239).

Cfr. Aplaudindo Nixon, Folha de S. Paulo, 11 de fevereiro de 1973

www.pliniocorreadeoliveira.info/FSP 73-02-11 Aplaudindo.htm